sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Review SlideIT - Feito por um leitor do NPossibilidades

Eu não Percebia nada ate ver este Poste No site do alessandro (Npossibidades)

Para quem não sabe o SlideIT e uma aplicação que promete revolucionar A escrita Nos Aparelhos toque. Clique aqui:

Após ver um vídeo sobre um aplicativo chamado Swype que promete revolucionar o modo de digitação de textos em Smartphones com tela Touch lembrei que já tinha visto outro aplicativo que prometia realizar a mesma função e que já poderia ser testado, o SlideIT.

No site do desenvolvedor primeiro você deve informar o seu e-mail e o IMEI do celular para que eles possam mandar aplicação já assinada. Em 24h ou menos o link de download chega junto com o e-mail.

Ao instalar o aplicativo e o pacote de linguagem, no meu caso Português de Portugal, entra-se no programa e surgem apenas duas opções bem simples.

SlideIT

Ao seleccionar o Dasur keyboard o teclado original do aparelho será substituído pelo teclado do programa, para voltar ao normal basta entrar no aplicativo novamente e seleccionar Nokia keyboard.

Ao entrar em algum aplicativo ou recurso do sistema que precise digitar algo o teclado do aplicativo irá surgir.

SlideIT

Pode-se usar o teclado tanto no modo Portrait como no Landscape, sendo um mais adequado para os dedos e o outro para utilização da caneta stylus. Antes de começar a digitar deve-se mudar o celular para landscape e apertar no botão de opções para seleccionar o idioma principal como Português de Portugal, pois o default vem como sendo o idioma Inglês.

Para começar a digitar basta apenas apertar sobre a primeira letra da palavra e ir arrastando o dedo ou a caneta pelas letras seguintes da palavra, por exemplo, na imagem seguinte eu digitei a palavra “Teste”:

SlideIT

Ao pressionar a letra “T” e ir arrastando o dedo sobre as outras letras sem deixar de tocar a tela e parar sobre a última letra da palavra, no caso a letra “e”, a palavra surge na tela junto com as sugestões de palavras que possuem a mesma combinação de movimento, como um “T9 Touch”.

SlideIT

Se a palavra estiver correcta basta prosseguir para a próxima palavra sem a necessidade de apertar a tecla “espaço”, pois o aplicativo adiciona automaticamente um espaço após a última palavra digitada, caso contrário uma lista de palavras aparecerá para poder seleccionar a palavra correcta.

Como no meu caso o idioma seleccionado era o de Portugal muitas das palavras não constavam no dicionário, para resolver esse problema basta digitar letra por letra da palavra, como no Soletrar do T9, que ao final o botão de + que aparece ao lado das sugestões das palavras ficará activo sendo assim possível adicionar novas palavras ao dicionário actual.

No geral eu fiquei bastante satisfeito com a actuação do aplicativo, apesar de muitas palavras não constarem no dicionário ao adiciona-las o programa passava a reconhecer sem o menor problema, no entanto achei um pouco dependente da caneta. Prefiro utilizar os dedos, mas não obtive um resultado satisfatório, não sei se foi falta de treino ou costume, mas não consegui digitar bem, já com a caneta as coisas fluíram com mais facilidade.

Fora isso o programa realmente me surpreendeu, não achei que fosse realmente reconhecer as palavras com tanta facilidade, agora é só esperar pelo Swype que já é um projecto um tanto mais antigo e ver como as coisas vão ficar.

Rafael Abrantes
www.twitter.com/rafaelabrantes

home_48NPossibilidades

0 comentários:

Enviar um comentário