segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Experiencia Com O firefox No N900

clip_image002

A Mozilla divulgou um vídeo no Youtube mostrando o Fennec (a versão do Firefox para dispositivos móveis) a correr no Nokia N900, cujo sistema operativo é o Maemo, uma distribuição Linux especialmente pensada para este dispositivo. No vídeo é possível observar algumas funcionalidades bastante interessantes do Fennec, que está actualmente na sua versão Beta 4, algumas que poderão revolucionar a forma como navegamos na web com o telemóvel e agitar ainda mais o mercado dos browsers móveis.

Vale bem a pena ver Jay Sullivan, Vice-Presidente da área de tecnologia Móvel a Mozilla, interagir com o Firefox e mostrar, além da fluidez e das possibilidades do Maemo, todo o trabalho que a empresa tem desenvolvido na área da navegação móvel e na integração do computador pessoal com o telemóvel. A Mozilla demorou a entrar nesta área,  mas parece que valeu a pena a espera.

Para quem não percebeu alguns conceitos apresentados, saliento aqui os mais importantes:

  • Existência de sistema de separadores e acesso rápido aos separadores e botões de controlo do browser, através da interacção touch (que em dispositivos sem sensor touch também deverá ser igualmente rápido)
  • Zoom facilitado através da interacção touch
  • Esta promete: Integração com o Firefox do nosso computador através da tecnologia de sincronização Weave, o que significa que podemos deixar o Firefox no computador, abri-lo no telemóvel e teremos acesso  às páginas que deixamos abertas no computador. É também possível controlar downloads do Firefox no remotamente e estou certo que também a sincronização de passwords e favoritos entre computador-telemóvel estará presente.

clip_image002

  • A “awesome bar” da versão para computadores do Firefox também estará presente. Navegar rapidamente por páginas visitadas recentemente, sites mais visitados, favoritos é tão simples como começar a escrever na barra de endereços
  • Addons! O Fennec é o 1º browser móvel a suportar addons, e terá também um mecanismo de pesquisa integrado. Neste momento, as extensões resumem-se a mecanismos de pesquisa (Yahoo, Amazon, Google, Wikipedia Twitter) e o já falado Weave. E com o tempo de certeza que será possível personalizar e automatizar ainda mais o Firefox Mobile com extensões criadas por terceiros.

clip_image004

A Mozilla continua com a inovação a que nos tem habituado, e resta esperar para saber mais pormenores e quais os modelos que suportarão esta versão móvel do Firefox. Mas se tem um smartphone com Windows Mobile, Andróide, iPhone, Symbian S60 e até este Maemo (o N900 infelizmente ainda não está disponível na Europa e No Brasil ), prepare-se, pode estar próxima a mudança na maneira como Nos Navegamos.

 

twitter_boxed_48 Siga-me No twitter

0 comentários:

Enviar um comentário