quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

o que é a tecnologia 3G ?

Por vezes ate podes ter uma ideia superficial do que e o 3G mais será que você sabe exactamente o que e isso ? então sem mais Bla bla farei um resumo breve e directo :

http://caminholivre.files.wordpress.com/2009/06/3g.jpg

A tecnologia 3G é a usada pela terceira geração de telefonia móvel. A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais.

Como proporciona uma transmissão de dados mais veloz, a tecnologia 3G torna possível às empresas oferecer pacotes de serviços complexos a custos acessíveis. Mais de 260 operadoras no mundo já fazem isso.

Entre os serviços prestados estão internet banda larga, TV no celular, jogos tridimensionais e download de músicas e vídeos com mais rapidez.

Enquanto com a tecnologia de segunda geração de telefonia móvel (2G) o tempo para baixar uma música pode chegar a 18 minutos, com a 3G é de cerca de um minuto.

Hoje, já há operadoras oferecendo serviços 3G no Brasil. Entre eles está a vídeo chamada, com transmissão de áudio e imagem simultânea.

Em breve, haverá IPTV, jogos multiplayer em tempo real e outros serviços que demandam maiores velocidades.

Entre as novidades promissoras estão ainda os serviços de localização, bastante populares na Ásia, que permitem encontrar restaurantes e shopping centers, por exemplo. No Japão, 3,5 milhões de celulares com TV foram vendidos em um ano.

Características

A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.

Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela UTI para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.

Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 7 Megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

Evolução do 3G (pré-4G)

A padronização da evolução do 3G está a funcionar em ambas as 3GPP e 3GPP2. Os correspondentes especificações do 3GPP e 3GPP2 evoluções são nomeadas como LTE e UMB, respectivamente. 3G evolução utiliza parcialmente fora 3G tecnologias destinadas a melhorar o desempenho e fazer um bom caminho migração. Há vários caminhos diferentes de 2G para 3G. Na Europa, o principal caminho começa a partir GSM quando GPRS é adicionado a um sistema. A partir deste ponto, é possível ir para o sistema UMTS. Na América do Norte o sistema evolução terá início Time divisão de acesso múltiplo (TDMA), a mudança reforçada Dados Tarifas para GSM Evolution (EDGE) e, em seguida, a UMTS.

No Japão, dois padrões 3G são utilizados: FOMA (utiliza o WCDMA o que torna o UMTS compatível) utilizados pelo Softbank e NTT DoCoMo, e CDMA2000, utilizado por KDDI. Transição para a 3G foi concluída no Japão, em 2006.

Críticas :

Embora 3G tenha sido introduzida com êxito para usuários da Europa, Austrália, Ásia, América do Sul, América do Norte e da África, algumas questões são debatidas pelos fornecedores e os utilizadores 3G:

  • Taxas caras de entrada para o serviço de licenças 3G.
  • Numerosas diferenças em termos de licença.
  • Grande quantidade de dívida actualmente sustentada por muitas empresas telecomunicações, o que a torna um desafio para construir a infra-estrutura necessária para 3G.
  • Falta de apoio dos Estados-membros para conturbado financeiramente operadores.
  • Expensas dos telemóveis 3G.
  • Falta de buy-in por 2G usuários móveis 3G para os novos serviços sem fios.
  • A falta de cobertura, porque é ainda um novo serviço.
  • Alta dos preços dos serviços móveis 3G em alguns países, incluindo o acesso à Internet (ver taxa fixa).
  • Actual falta de usuário necessidade de serviços 3G de voz e dados em uma mão-na posse dispositivo.

Não me admira nada que nem todos países tenham essa tecnologia, pois como enumerei ai nas criticas, uma delas e o preço elevado para implementação dessa tecnologia.

Em Moçambique

A primeira operadora a oferecer 3G Foi a Mcel em 2007 com a tecnologia CDMA 1X-EVDO/3G UMTS/HSDPA que atinge velocidades de até 2mb a 7mb por segundo. No entanto, a cobertura ficou limitada a poucas cidades, nas quais muitas possuíam cobertura parcial.

No final de 2008, as operadora a Vodacom lançou a tecnologia 3G UMTS/HSDPA na frequência de 850 a 920 MHz.

home_48 Fonte : Wikipedia

home_48Fonte: Michel Tamele

 

twitter_boxed_48 Siga-me No twitter

0 comentários:

Enviar um comentário