domingo, 13 de dezembro de 2009

Nokia processa fabricantes por fixação de preços nos ecrãs

A Nokia está a processar várias empresas alegando a existência de cartéis no fornecimento de ecrãs destinados aos telemóveis.

A fabricante finlandesa acusa a Samsung, LG, Hitachi, Philips e Toshiba, entre outras, em acções movidas nos Estados Unidos e Reino Unido, de fixação de preços para os ecrãs LCD e CRT.

Segundo os documentos apresentados, a Nokia considera ter pago valores inflacionados pelas peças, entre 1996 e 2006, querendo ser indemnizada por tal situação. A empresa vende cerca de 35 milhões de dispositivos por mês, logo quaisquer mudanças de preço têm grande efeito no custo total.

A acção movida agora pela fabricante finlandesa de telemóveis surge após várias investigações, nomeadamente nos Estados Unidos e na Europa, além de processos civis.

Ainda muito recentemente, a Comissão Europeia acusou fabricantes de ecrãs CRT, entre as quais a Philips, de formação de cartel nos mercados de monitores e televisores.

Citada pela Reuters, a Nokia recorda que a LG, a Sharp e a Hitachi já foram multadas pelo DOJ por fixação de preços nos ecrãs LCD, facto que a deixa confiante duma vitória no processo desencadeado.

"Quando certas empresas e gestores já admitiram que participavam em, ou estão indiciados por, cartéis de fixação de preços, envolvendo componentes que a Nokia adquiriu é natural que procuremos ser recompensados".

home_48 Tek

twitter_boxed_48 Siga-me No twitter

0 comentários:

Enviar um comentário