terça-feira, 24 de novembro de 2009

Review Nokia N900

Eu não tenho um N900 mais como ele já foi lançado em Moçambique! não sei se foi oficialmente mais ele não ficou assim tão famoso fala-se pouco melhor nem se fala  poucos sabem da sua existência mais O site free bird (vegetando ) fez um máximo melhor um óptimo review quase perfeito do mais recente telemóvel da nokia O tal Sistema Maemo super Maemo que esta semana ate correu um boato de que o symbian seria substituído pelo maemo.Maemo Para quem nao saiba e o Primeiro tablet da Nokia que usa o Sistema Linux Como Base.

Agora Vamos ao O que interessa :

Especificações

Especificações técnicas (Especificações Completas) novamente.

Característica
Detalhes

Tela:
800 x 480 Touch Screen

Tamanho
Dimensões: 110.9 x 59.8 x 18mm
Peso: 181 g

Teclado
Slide-out QWERTY

Frequência de operação
Quadriband GSM ( 850, 900, 1800, 1900)
3G WCDMA ( 900, 1700, 2100 )HSDPA/HSUPA/EDGE Class AGPRS Class A

Processamento
Processador TI OMAP 3430 – 600 MHz1 core
Tipo de CPU: ARM Cortex-A8

Processamento Gráfico
PowerVR SGX com suporte a OpenGL ES 2.0

Memória
Memória SDRAM 256 MB
Memória NAND 768 MB (Pode ser usada como memória virtual)
Armazenamento 32 GB
Cartão de memória Micro SD, com Hot Swap e capacidade máxima de 16 GB

Outras características
Acelerômetro 3D
Sensor de luz ambienteSensor de proximidade
Saída para TV
A-GPS
Stereo Handsfree SpeakersMaemo Update, Nokia Maps, Ovi Files, Ovi Share, Themes, Still Image Editor
Java pendente

Navegador Web
Baseado no Mozilla – Compatível com HTML, XHTML e Flash Completo

Multimídia
Sensor CMOS 5.0 Megapixel (Resolução: 2584 x 1938 )
Zoom Digital da Câmera: 3 x
Auto Exposure, Auto Focus, Carl Zeiss Optics, Exposure Compensation, dual led flash, Tessar™ Lens
Gravação de vídeo em resolução: 848 x 480
Taxa de Frames em gravação de Vídeo: 25 fps
Zoom Digital em Vídeo: 4 x
Gravação de Vídeo no Formato MPEG-4
Streaming de Audio e Vídeo
Receptor FMe Transmissor FM (88.1 – 107.9 MHz)
Resolução da Câmera Secundária: 640 x 480

Conectividade
Infravermelho
Bluetooth 2.1 +EDR A2DP – Perfis: A2DP, AVRCP, FTP, HFP, HSP, OPP
Micro USB
Nokia AV 3.5mm
UPnP
USB 2.0 High-Speed
USB Mass Storage
WLAN support: 802.11b/g WEP, WPA e WPA2 (AES/TKIP)

Mensagens
IM e SMS (MMS pendente)
E-mail (Mail for Exchange) IMAP4, POP3, SMTP
Nokia Messaging

Documentos suportados
Excel, PDF, Powerpoint e Word (Edição pendente))

Bateria e Energia
Bateria BL-5J 3.7V 1320 mAh
Carregamento por USB

Características Físicas

Construção

O aparelho é bonito, agradável de segurar e não passa qualquer impressão de fragilidade. Sua parte superior, onde fica a tela, tem uma espécie de plástico polido que dá uma sensação próxima à do black piano, mas que está longe de ter os problemas com arranhões que este tipo de material tem. Na outra parte o material também é de plástico, mas fosco, que não parece ser susceptível a arranhões, marcas ou rachaduras. A qualidade é realmente boa.

Ao segurar o aparelho dá para notar que ele é um pouco mais pesado do que parece. Parece ser o resultado do esforço da Nokia mantêm-lo com dimensões menores do que a dos outros tablets, mas com grande quantidade de recursos. A sensação de segura-lo passa longe de te fazer pensar que está segurando algo barato ou de pouca qualidade.

Frente do aparelho

Frente do aparelho

A tampa traseira é um pouco dura de ser removida. A dificuldade foi tão grande que nos fez chamar o dono do aparelho para abri-la, já que a força aplicada parecia ser capaz de estraga-lá. Logo vimos que a dificuldade é normal e que a tampa dá um pouco de trabalho para ser removida. Ao contrário da abertura, o fechamento é simples de ser feito.

Parte traseira do aparelho

Parte traseira do aparelho

Para quem tem o costume de trocar de SIM card ou de retirar o cartão de memória do aparelho, é melhor se acostumar à abrir a tampa traseira. Para os dois casos é preciso remove-lá, algo que deveria ter sido evitado pelo menos com relação ao cartão de memória. No caso do SIM card a bateria precisa ser removida para que ele seja colocado.

N900 com a tampa traseira e a bateria removidas

N900 com a tampa traseira e a bateria removidas

De modo geral o aparelho tem um visual limpo. A falta de botões físicos na parte da frente, em conjunto com a tela, ajuda a ter essa sensação. São mostrados apenas detalhes dos sensores de luz e de proximidade, câmera secundária, tela sensível ao toque e luz indicadora (para notificação de mensagens e outros avisos configuráveis). Os botões, localizados nas laterais, são apenas o Power, controle de volume, câmera e controle de travamento. Não há botões físicos para controle de ligações ou tarefas, o que acaba atrapalhando o uso do aparelho em alguns momentos. Por exemplo, caso se deseje ver as tarefas em execução quando estiver no navegador em tela cheia, é preciso deixar o modo de tela cheia, deixar visível o botão de tarefas e então clicar nele. Um botão de Menu, como aparelhos com Symbian costumam ter, tornaria mais fácil acessar as tarefas ou o menu principal.

A câmera traseira possui uma protecção semelhante à do Nokia N97. Pelo que foi observado o N900 não possui o problema que faz com que a protecção risque a câmera, como ocorre com o outro aparelho topo de linha da empresa.

Proteção da câmera aberta

Protecção da câmera aberta

As entradas do aparelho, ao contrário do que ocorre no 5800, não possuem tampas ou coberturas. Elas ficam o tempo todo acessíveis, o que torna mais prático conectar e desconectar os cabos, sem ter que ficar usando a unha ou a stylus para conseguir abrir as protecções. Por outro lado, protege menos os contactos na parte interna das portas, o que permite a entrada de poeira e as expõe à outros materiais que podem acabar entrando.

Teclado

O teclado do N900 é pequeno, mas confortável para digitar. As teclas são macias e não exigem força ou precisão para funcionarem. Nas teclas ‘F’ e ‘J’ há saliências que auxiliam à se posicionar correctamente no teclado, apesar de elas serem difíceis de serem sentidas. A abertura do teclado é boa, mas é possível notar que não é tão “lisa” quanto a de outros aparelhos. Ao contrário do N97, a tela não pode ser inclinada sobre o teclado.

Os botões direccionais, presentes no N800, N810 e N97 deram lugar às setas, como em um teclado de computador. Apesar de ser possível pressionar sem querer outras teclas próximas, como o ‘ENTER’ ou o ‘.’, essa substituição não pareceu ser um problema. No caso de jogos a troca pode permitir uma agilidade maior ao colocar dois dedos nas teclas de ‘<’ e ‘>’, e ter uma velocidade maior ao pressioná-las.

Teclado do N900 com layout dos Estados Unidos

Teclado do N900 com layout dos Estados Unidos

Não há luzes indicadoras da tecla ‘FN’ (representada como uma seta) ou ‘Shift’ ligadas ou botões que dão acesso à funções do aparelho, como menu. Isso é algo comum em aparelhos QWERTY da HTC, como o Kaiser, e pode ser visto em dispositivos de outras marcas, como o LG Calisto. Contudo, não foge do padrão dos teclados QWERTY slide dos aparelhos da Nokia. O teclado, porém, pode ser bem aproveitado pelo uso de combinações de teclas (http://nokiaexperts.com/tips-shortcuts-handy-tidbits-nokia-n900-user-guide/). Foi observada apenas uma dificuldade para pressionar as teclas ‘CTRL’ e ‘Shift’ ao mesmo tempo, combinação muito útil em vários dos atalhos listados no Nokia Experts.

Algo que ficou estranho no teclado foi a tecla de espaço localizada à direita (como também ocorre no N97). Além de fugir um pouco do padrão dos teclados, isso pode reduzir a velocidade de digitação nos casos em que uma letra à direita foi digitada e o dedo da mão esquerda poderia pressionar o espaço imediatamente após. É um detalhe, mas que torna a experiência de uso melhor, principalmente após se acostumar com o teclado.

Teclado do N900 - Fileiras superiores podem ser um problema para digitar

Teclado do N900 - Fileiras superiores podem ser um problema para digitar

Uma dificuldade que pode surgir para algumas pessoas é a de pressionar as teclas superiores e ser atrapalhado pela camada superior do aparelho, onde a tela fica. Para o Panaggio isso não chegou a ser um problema, mas para o Vegetando chegou a incomodar em alguns momentos. Esse mesmo problema foi observado no Xperia X1. (Esse problema é agravado se você rói unhas. Logo, eis um bom motivo para parar :-) ).

Por ter um layout do padrão Americano o teclado do N900 testado não possui atalhos para acentos. Isso gera um certo problema durante a digitação de textos, já que é preciso apertar a tecla FN, em seguida Sym e então escolher na tela o acento ou carácter especial desejado. O problema pode ser resolvido caso o aparelho seja lançado no Brasil ou em uma versão de Portugal.

Suporte

Suporte localizado ao redor da câmera

Suporte localizado ao redor da câmera

Uma das coisas que mais decepcionou no N900 foi o suporte pela alça traseira. Vários pontos negativos para a alça e nada positivo. E para aqueles que estão acostumados a usar o N800/N810 apoiado na alça, esperem uma grande diferença.

Para começar, a alça tem um único nível de inclinação, contra 2 níveis no N800 e 3 níveis no N810. O que significa que ou o aparelho está deitado, ou naquela posição que a alça proporciona. Primeira bola fora.

Segundo ponto negativo, essa inclinação oferecida pela alça é bem ruim, a maior inclinação dentre todos os outros dispositivos da família. A tela fica tão tombada que praticamente não tem muita utilidade.

N900 apoiado sobre o suporte.

N900 apoiado sobre o suporte.

Mais um, e já é o terceiro: além de ser pequeno com relação à altura do aparelho, é pequeno também na largura. Isso não seria um problema se a alça desse o suporte necessário, mas não tem jeito. O aparelho fica completamente instável. Se a base onde está apoiado tremer, ele chacoalha bastante. Se você tentar usar o teclado, essa instabilidade atrapalha bastante. E se você tentar tocar na tela sem segurar o aparelho, esqueça. Vai passar raiva. Se a superfície não for áspera, ele chega inclusive a escorregar.

Suporte não fornece um apoio completo ao aparelho.

Suporte não fornece um apoio completo ao aparelho.

Tela

A tela é óptima. Fantástica. A sensibilidade é muito boa, provavelmente uma das melhores telas resistivas de aparelhos desse porte, mas não chega a ser comparável à do iPhone. Ela é bem consistente, não passa a impressão de fragilidade, tem uma superficie lisa. É quase como ter um vidro sobre a tela. Não é possível notar um “click” como o que ocorre ao se tocar na tela do Nokia 5800. A não ser que se tenha uma audição vulcaniana como a do Panaggio, que foi capaz de ouvi-la, ainda que sutilmente.

Boa construção com materiais resistentes e agradáveis.

Tela com boa sensibilidade ao toque e cores vivas.

As cores da tela são vivas. Seu uso, mesmo sob o Sol, é muito bom e dá para ver o conteúdo claramente. Nesse quesito, os antecessores 770 e N800/N810 ficam no chinelo.

Tela desligada vira um espelho

Tela desligada vira um espelho

O uso ainda é beneficiado pelo hapitics, que faz com que se sinta uma sutil vibração em resposta ao toque na tela. Mesmo com sua boa sensibilidade ao toque, foi possível notar que o uso da stylus tem um resultado melhor em várias ocasiões, permitindo que o contacto seja ainda mais leve.

Falando em stylus, ela é óptima! Seu comprimento longo permite uma acomodação melhor na mão, como uma caneta normalmente tem. Não é preciso segura-lá como quem segura um alfinete ou palito. Sua espessura também a torna mais resistente e não é possível entorta-lá, como pode ser feito com a stylus do Nokia 5800.

Stylus - comprimento longo garante conforto ao usar.

Stylus - comprimento longo garante conforto ao usar.

Mapa do aparelho

N900 - Mapa de hardware

N900 - Mapa de hardware - Frente

N900 - Mapa de hardware

N900 - Mapa de hardware - Verso

N900 - Mapa de hardware

N900 - Mapa de hardware - Lateral

N900 - Mapa de hardware

N900 - Mapa de hardware - Lateral

N900 - Mapa de hardware

N900 - Mapa de hardware - Parte superior

N900 - Mapa de hardware

N900 - Mapa de hardware - Parte inferior

 

home_48 Fonte : free Bird

twitter_boxed_48 Siga-me No twitter

0 comentários:

Enviar um comentário