quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Como Usar o Google maps em modo offline

1ª parte:
Baixe o aplicativo Mobile GMaps.jar, ele será instalado no celular.
http://www.mgmaps.com/download.php (dê preferência a versão "Stable")
Salve o Mobile GMaps no seu PC, ele poderá vir como um arquivo compactado do tipo WinRar, não o extraia de forma alguma.
Agora conecte seu nokia no Pc, e em seguida transfira e instale o aplicativo Mobile GMaps.
Obs.: "Existem muitas versões do Mobile GMaps, poré a que está disponibilizada neste tutorial é a que segue as configurações necessárias."
2ª parte:
Baixe o programa gMapMaker:
http://www.mgmaps.com/cache/ (gMapMaker v0.7.32)
Instale-o em seu PC.
Após a instalação precisamos saber qual a área do mapa mundial você deseja utilizar, para isso entre no link http://www.mgmaps.com/create/ e seleccione a área que deseja utilizar, observe que conforme você clica em pontos diferentes um polígono é formado. Observe também que você só poderá selecciona cinco pontos no mapa no máximo, podendo "arrasta-los" após a selecção ou apaga-los clicando sobre os mesmos.
Após seleccionar a área a ser utilizada você deve escolher as propriedades de leitura do mapa. Logo abaixo do mapa vem as propriedades, são elas:
Zoom Level: É a quantidade de zoom (ou lente de aumento) que você deseja baixar. Para saber qual zoom você está utilizando é só olha em baixo do mapa, deverá estar escrito o seguinte: "Current zoom level: X", onde X é o número de zoom actual.
Note que você pode inserir dois ângulos de lente diferentes, um menor e outro maior. Assim se você quiser ver seu mapa do zoom "0" (Visão geral) para a mais detalhada possível ("17"), você poderá.
Eu recomendo que se utilize um número que agrade e agilize a sua procura para o zoom menor e o mais detalhado "17*.
Level of detail: É o detalhe do seu mapa. A 1ª opção é a "Rápido e poucos detalhes" (Recomendo para aparelhos móveis com tela pequena), a 2ª é o famoso "meio-a-meio" e a 3ª é a "Lenta e muitos detalhes" (não recomendo). Escolha a opção mais agradável.
Type of map: É o tipo de mapa, são dezenas, mas recomendo a 1ª (Google Road Maps), nela você visualiza as ruas como se estivesse olhando o mapa das páginas amarelas, por exemplo. E facilitará a configuração, mas as outras 4 seguintes também podem ser escolhidas sem alterar a evolução do tutorial.
Clique em Generate e irá ser criado um arquivo .map com um nome parecido com Map2145687006540. Salve esse arquivo no directório onde você instalou o gMapMaker.
Abra o gMapMaker, coloque um delay acima de 500 (caso não consiga digitar, habilite a caixa ao lado da palavra "Delay"). Caso você esteja baixando Fotos do Satélite é bom você habilitar o proxy. Seleccione em Operating Mode a opção "MGMaps mode, use a .map file", depois clique em "Go.." e seleccione o arquivo .map que foi salvo anteriormente no directório do gMapMaker.
Após a conclusão do download dos mapas, será gerado pelo gMapMaker um directório chamado MGMapsCache. Novamente conecte seu o celular no PC e transfira essa pasta para o aparelho, salve-a em um local de fácil acesso (Recomendo em um cartão de memória).
3ª parte:
No celular, abra o Mobile GMaps, vá em Menu >Settings >Map Browsing e marque as opções "Stored Maps", "Offline Mode" e "Low Memory" (caso seu aparelho sege um com baixo processamento). No campo "Storage Path" selecione o caminho onde você salvou seus mapas, na Parte 2. Vá em Menu > Settings > Display, na opção Coordinate Format seleccione o formato (DD.ddddd) e salve.
Vá em Menu > Map Types > Not Available e habilite as opções Google Maps, Google Satellite ou Google Hybrid (de acordo com o tipo de mapa que você fez o download). Salve as alterações. Depois vá em Menu > Maps Type > Yahoo Maps e desabilite todas as opções que estiverem habilitadas. São 3: MAP, SAT, HYB. Salve as alterações e Reinicie o Mobile GMaps.
4ª parte:
Agora para encontrar o mapa no celular temos que configurar o Mobile Gmaps para que quando ele for iniciado o ponto inicial dele seja o mapa que você tem no celular, caso contrario ele abrira em algum outro ponto do globo terrestre.
Em seu PC vá no directório onde está salvo o arquivo .map que foi baixado. Abra este arquivo com o WordPad ou Bloco de Notas. Dentro do arquivo Map estarão as coordenadas do mapa.
Exemplo: -23.026693823076034, -47.2412109375. Anote essas coordenadas.
No celular, com o Mobile GMaps ainda aberto, vá até Menu > Favorites, clique no ícone logo abaixo, à esquerda, e seleccione a opção Add. Preencha os campos.
Name: coloque o nome da cidade que você baixou o mapa
Latitude: -23.026 (utilizando o exemplo acima)
Longitude: -47.241 (utilizando o exemplo acima)
Lembre-se: "As coordenadas devem conter apenas 3 (três) casa após a vírgula, para uma maior precisão".
Em Map Type: deixe como Google Maps. ( ou seleccione Google Satélite ou Google Hybrid, de acordo com o tipo de mapa que você baixou).

Salve essas alterações e reinicie o Mobile Gmaps. Vá até Menu > Favorites e clique no nome da cidade que você criou.

Pronto!

Dica: Você pode baixar quantos níveis de zoom quiser. Se quiser baixar mapas de fotos de satélite, basta escolher "GoogleSat" no MapTileCache.Para baixar áreas diferentes no mesmo zoom, é só seguir os passos.Pegue a pasta com o zoom que você já possui e deixe dentro da pasta onde você salvou os mapas baixados e mande baixar a área que você quer, o programa ira actualizar os arquivos, se nessa nova área a ser baixada tiver áreas repetidas (iguais a que você já possui) o programa irá pular o download, baixando somente as áreas novas.

Dica 2: Sempre guarde no diretorio MGMaps do programa todos os arquivos .map que você baixar, e mude os nomes desses arquivos para que você possa identificá-los melhor. Dessa forma, se o Google bloquear os downloads, mesmo que você esteja utilizando o Proxy do programa, basta você seleccionar o mesmo arquivo .map que foi bloqueado. O programa irá pular todos os mapas já baixados, dando continuidade nos downloads apenas dos mapas que você não consegui baixar por causa do bloqueio..

OBS: Caso não consiga visualizar os mapas, verifique se o arquivo cache.conf, que é criado automaticamente junto com os mapas, está dentro da pasta MGMapsCache.

twitter_boxed_48 Siga-me No twitter

8 comentários:

Alexandre Queiroz disse...

Muito interessante e útil, mas muito complicado!

Anónimo disse...

Muito util!!
Estou esperando chegar o meu Blackberry 8310 e vou testar nele, se funcionar vou ativar o serviço basico de dados nele e assim economizar uma grana!!
Valeuuu

Simba disse...

Todos os passos seguidos, mas..esse programeco Mobile GMaps simplesmente volta com as configurações iniciais. Perdi muito tempo tentando fazer, mas pelo jeito, não rola. :(

Simba disse...

Li um tutorial semelhante na web, insistindo para que deixe o Mobile GMpaps no Cartão de Memória, pq do contrário não funcionaria, mas no meu NÃO FUNCIONOU...baixei novamente o programa desta vez ZIPADO, descompactei, fiz a instalação colocando o aplicativo na memória do celular e está tudo redondinho como manda o figurino. Aproveito os passo a passo de seu post e monto um passo a passo pessoal. Vlw. =D

Ching Ling disse...

Cara,muito legal,deu certo em partes, por isso tenho dúvidas: realmente acessa offline, mas quando pesquiso endereço, ele pede prá acessar o site de mapas (daí preciso de internet), se eu clico nao, dá "erro pesquisando" (passei prá português)...meio que o mapa não serve de nada,né? E outra coisa, prá acesso a gps é preciso ter o mesmo instalado no celular ou não? Se dá prá usar gps mesmo sem o sistema instalado, como é q a gente faz? Brigadu

Anónimo disse...

O gMapMaker não pega. Ele simplesmente não inicia e aparece: "Application has generated an exception that could not be handled"
Queria saber o que é isso?
Valeu!!!

Bruno de Almeida disse...

Nossa, que maravilha. Funcionou direitinho. Um dia desses, esse app salvou minha vida. Moro no rio, fui pra são paulo e me perdi tarde da noite... Por sorte, uns dias antes, eu tinha baixado os mapas do rio e de são paulo detalhados, e como eu havia visto o nome do bairro num letreiro de uma padaria, foi só me localizar e procurar o lugar que eu tinha de ir. Muito util mesmo. esse trem salva vidas. :D

Anónimo disse...

Tenho um ZTE X993 com java, mas não rolou, fiz todo o passo a passo e baixei os mapas, o GMaps abre mas sem o mapa...triste.
Se alguém tiver um macete posta aqui, valeu.

Enviar um comentário