Eu não tenho um N900 mais como ele já foi lançado em Moçambique! não sei se foi oficialmente mais ele não ficou assim tão famoso fala-se pouco melhor nem se fala poucos sabem da sua existência mais O site free bird (vegetando ) fez um máximo melhor um óptimo review quase perfeito do mais recente telemóvel da nokia O tal Sistema Maemo super Maemo que esta semana ate correu um boato de que o symbian seria substituído pelo maemo.Maemo Para quem nao saiba e o Primeiro tablet da Nokia que usa o Sistema Linux Como Base.
Agora Vamos ao O que interessa :
Especificações
Especificações técnicas (Especificações Completas) novamente.
Característica
Detalhes
Tela:
800 x 480 Touch Screen
Tamanho
Dimensões: 110.9 x 59.8 x 18mm
Peso: 181 g
Teclado
Slide-out QWERTY
Frequência de operação
Quadriband GSM ( 850, 900, 1800, 1900)
3G WCDMA ( 900, 1700, 2100 )HSDPA/HSUPA/EDGE Class AGPRS Class A
Processamento
Processador TI OMAP 3430 – 600 MHz1 core
Tipo de CPU: ARM Cortex-A8
Processamento Gráfico
PowerVR SGX com suporte a OpenGL ES 2.0
Memória
Memória SDRAM 256 MB
Memória NAND 768 MB (Pode ser usada como memória virtual)
Armazenamento 32 GB
Cartão de memória Micro SD, com Hot Swap e capacidade máxima de 16 GB
Outras características
Acelerômetro 3D
Sensor de luz ambienteSensor de proximidade
Saída para TV
A-GPS
Stereo Handsfree SpeakersMaemo Update, Nokia Maps, Ovi Files, Ovi Share, Themes, Still Image Editor
Java pendente
Navegador Web
Baseado no Mozilla – Compatível com HTML, XHTML e Flash Completo
Multimídia
Sensor CMOS 5.0 Megapixel (Resolução: 2584 x 1938 )
Zoom Digital da Câmera: 3 x
Auto Exposure, Auto Focus, Carl Zeiss Optics, Exposure Compensation, dual led flash, Tessar™ Lens
Gravação de vídeo em resolução: 848 x 480
Taxa de Frames em gravação de Vídeo: 25 fps
Zoom Digital em Vídeo: 4 x
Gravação de Vídeo no Formato MPEG-4
Streaming de Audio e Vídeo
Receptor FMe Transmissor FM (88.1 – 107.9 MHz)
Resolução da Câmera Secundária: 640 x 480
Conectividade
Infravermelho
Bluetooth 2.1 +EDR A2DP – Perfis: A2DP, AVRCP, FTP, HFP, HSP, OPP
Micro USB
Nokia AV 3.5mm
UPnP
USB 2.0 High-Speed
USB Mass Storage
WLAN support: 802.11b/g WEP, WPA e WPA2 (AES/TKIP)
Mensagens
IM e SMS (MMS pendente)
E-mail (Mail for Exchange) IMAP4, POP3, SMTP
Nokia Messaging
Documentos suportados
Excel, PDF, Powerpoint e Word (Edição pendente))
Bateria e Energia
Bateria BL-5J 3.7V 1320 mAh
Carregamento por USB
Características Físicas
Construção
O aparelho é bonito, agradável de segurar e não passa qualquer impressão de fragilidade. Sua parte superior, onde fica a tela, tem uma espécie de plástico polido que dá uma sensação próxima à do black piano, mas que está longe de ter os problemas com arranhões que este tipo de material tem. Na outra parte o material também é de plástico, mas fosco, que não parece ser susceptível a arranhões, marcas ou rachaduras. A qualidade é realmente boa.
Ao segurar o aparelho dá para notar que ele é um pouco mais pesado do que parece. Parece ser o resultado do esforço da Nokia mantêm-lo com dimensões menores do que a dos outros tablets, mas com grande quantidade de recursos. A sensação de segura-lo passa longe de te fazer pensar que está segurando algo barato ou de pouca qualidade.
Frente do aparelho
A tampa traseira é um pouco dura de ser removida. A dificuldade foi tão grande que nos fez chamar o dono do aparelho para abri-la, já que a força aplicada parecia ser capaz de estraga-lá. Logo vimos que a dificuldade é normal e que a tampa dá um pouco de trabalho para ser removida. Ao contrário da abertura, o fechamento é simples de ser feito.
Parte traseira do aparelho
Para quem tem o costume de trocar de SIM card ou de retirar o cartão de memória do aparelho, é melhor se acostumar à abrir a tampa traseira. Para os dois casos é preciso remove-lá, algo que deveria ter sido evitado pelo menos com relação ao cartão de memória. No caso do SIM card a bateria precisa ser removida para que ele seja colocado.
N900 com a tampa traseira e a bateria removidas
De modo geral o aparelho tem um visual limpo. A falta de botões físicos na parte da frente, em conjunto com a tela, ajuda a ter essa sensação. São mostrados apenas detalhes dos sensores de luz e de proximidade, câmera secundária, tela sensível ao toque e luz indicadora (para notificação de mensagens e outros avisos configuráveis). Os botões, localizados nas laterais, são apenas o Power, controle de volume, câmera e controle de travamento. Não há botões físicos para controle de ligações ou tarefas, o que acaba atrapalhando o uso do aparelho em alguns momentos. Por exemplo, caso se deseje ver as tarefas em execução quando estiver no navegador em tela cheia, é preciso deixar o modo de tela cheia, deixar visível o botão de tarefas e então clicar nele. Um botão de Menu, como aparelhos com Symbian costumam ter, tornaria mais fácil acessar as tarefas ou o menu principal.
A câmera traseira possui uma protecção semelhante à do Nokia N97. Pelo que foi observado o N900 não possui o problema que faz com que a protecção risque a câmera, como ocorre com o outro aparelho topo de linha da empresa.
Protecção da câmera aberta
As entradas do aparelho, ao contrário do que ocorre no 5800, não possuem tampas ou coberturas. Elas ficam o tempo todo acessíveis, o que torna mais prático conectar e desconectar os cabos, sem ter que ficar usando a unha ou a stylus para conseguir abrir as protecções. Por outro lado, protege menos os contactos na parte interna das portas, o que permite a entrada de poeira e as expõe à outros materiais que podem acabar entrando.
Teclado
O teclado do N900 é pequeno, mas confortável para digitar. As teclas são macias e não exigem força ou precisão para funcionarem. Nas teclas ‘F’ e ‘J’ há saliências que auxiliam à se posicionar correctamente no teclado, apesar de elas serem difíceis de serem sentidas. A abertura do teclado é boa, mas é possível notar que não é tão “lisa” quanto a de outros aparelhos. Ao contrário do N97, a tela não pode ser inclinada sobre o teclado.
Os botões direccionais, presentes no N800, N810 e N97 deram lugar às setas, como em um teclado de computador. Apesar de ser possível pressionar sem querer outras teclas próximas, como o ‘ENTER’ ou o ‘.’, essa substituição não pareceu ser um problema. No caso de jogos a troca pode permitir uma agilidade maior ao colocar dois dedos nas teclas de ‘<’ e ‘>’, e ter uma velocidade maior ao pressioná-las.
Teclado do N900 com layout dos Estados Unidos
Não há luzes indicadoras da tecla ‘FN’ (representada como uma seta) ou ‘Shift’ ligadas ou botões que dão acesso à funções do aparelho, como menu. Isso é algo comum em aparelhos QWERTY da HTC, como o Kaiser, e pode ser visto em dispositivos de outras marcas, como o LG Calisto. Contudo, não foge do padrão dos teclados QWERTY slide dos aparelhos da Nokia. O teclado, porém, pode ser bem aproveitado pelo uso de combinações de teclas (http://nokiaexperts.com/tips-shortcuts-handy-tidbits-nokia-n900-user-guide/). Foi observada apenas uma dificuldade para pressionar as teclas ‘CTRL’ e ‘Shift’ ao mesmo tempo, combinação muito útil em vários dos atalhos listados no Nokia Experts.
Algo que ficou estranho no teclado foi a tecla de espaço localizada à direita (como também ocorre no N97). Além de fugir um pouco do padrão dos teclados, isso pode reduzir a velocidade de digitação nos casos em que uma letra à direita foi digitada e o dedo da mão esquerda poderia pressionar o espaço imediatamente após. É um detalhe, mas que torna a experiência de uso melhor, principalmente após se acostumar com o teclado.
Teclado do N900 - Fileiras superiores podem ser um problema para digitar
Uma dificuldade que pode surgir para algumas pessoas é a de pressionar as teclas superiores e ser atrapalhado pela camada superior do aparelho, onde a tela fica. Para o Panaggio isso não chegou a ser um problema, mas para o Vegetando chegou a incomodar em alguns momentos. Esse mesmo problema foi observado no Xperia X1. (Esse problema é agravado se você rói unhas. Logo, eis um bom motivo para parar ).
Por ter um layout do padrão Americano o teclado do N900 testado não possui atalhos para acentos. Isso gera um certo problema durante a digitação de textos, já que é preciso apertar a tecla FN, em seguida Sym e então escolher na tela o acento ou carácter especial desejado. O problema pode ser resolvido caso o aparelho seja lançado no Brasil ou em uma versão de Portugal.
Suporte
Suporte localizado ao redor da câmera
Uma das coisas que mais decepcionou no N900 foi o suporte pela alça traseira. Vários pontos negativos para a alça e nada positivo. E para aqueles que estão acostumados a usar o N800/N810 apoiado na alça, esperem uma grande diferença.
Para começar, a alça tem um único nível de inclinação, contra 2 níveis no N800 e 3 níveis no N810. O que significa que ou o aparelho está deitado, ou naquela posição que a alça proporciona. Primeira bola fora.
Segundo ponto negativo, essa inclinação oferecida pela alça é bem ruim, a maior inclinação dentre todos os outros dispositivos da família. A tela fica tão tombada que praticamente não tem muita utilidade.
N900 apoiado sobre o suporte.
Mais um, e já é o terceiro: além de ser pequeno com relação à altura do aparelho, é pequeno também na largura. Isso não seria um problema se a alça desse o suporte necessário, mas não tem jeito. O aparelho fica completamente instável. Se a base onde está apoiado tremer, ele chacoalha bastante. Se você tentar usar o teclado, essa instabilidade atrapalha bastante. E se você tentar tocar na tela sem segurar o aparelho, esqueça. Vai passar raiva. Se a superfície não for áspera, ele chega inclusive a escorregar.
Suporte não fornece um apoio completo ao aparelho.
Tela
A tela é óptima. Fantástica. A sensibilidade é muito boa, provavelmente uma das melhores telas resistivas de aparelhos desse porte, mas não chega a ser comparável à do iPhone. Ela é bem consistente, não passa a impressão de fragilidade, tem uma superficie lisa. É quase como ter um vidro sobre a tela. Não é possível notar um “click” como o que ocorre ao se tocar na tela do Nokia 5800. A não ser que se tenha uma audição vulcaniana como a do Panaggio, que foi capaz de ouvi-la, ainda que sutilmente.
Tela com boa sensibilidade ao toque e cores vivas.
As cores da tela são vivas. Seu uso, mesmo sob o Sol, é muito bom e dá para ver o conteúdo claramente. Nesse quesito, os antecessores 770 e N800/N810 ficam no chinelo.
Tela desligada vira um espelho
O uso ainda é beneficiado pelo hapitics, que faz com que se sinta uma sutil vibração em resposta ao toque na tela. Mesmo com sua boa sensibilidade ao toque, foi possível notar que o uso da stylus tem um resultado melhor em várias ocasiões, permitindo que o contacto seja ainda mais leve.
Falando em stylus, ela é óptima! Seu comprimento longo permite uma acomodação melhor na mão, como uma caneta normalmente tem. Não é preciso segura-lá como quem segura um alfinete ou palito. Sua espessura também a torna mais resistente e não é possível entorta-lá, como pode ser feito com a stylus do Nokia 5800.
Stylus - comprimento longo garante conforto ao usar.
Mapa do aparelho
N900 - Mapa de hardware - Frente
N900 - Mapa de hardware - Verso
N900 - Mapa de hardware - Lateral
N900 - Mapa de hardware - Lateral
N900 - Mapa de hardware - Parte superior
N900 - Mapa de hardware - Parte inferior
Fonte : free Bird
Siga-me No twitter