quarta-feira, 11 de maio de 2011

Oque e Sistema Symbian?

Para aqueles Que são usuários do sistema symbian pela primeira vez

O que é o Symbian?


Symbian é um sistema operacional feito para dar mais agilidade, segurança, conforto e comodidade no uso de recursos do seu dispositivo.
O Symbian, por ser um sistema operacional,é livre para uso de recursos.
É como um computador comum operando Windows, ele faz tudo, desde que o computador seja capaz de realizar determinada ação. Essas capacidades variam de acordo com o Hardware (peças que compõem um computador) que seu aparelho possui.
É difícil lidar com o Symbian?


Uma coisa que você tem que esquecer ao ter um aparelho com Symbian é que ele é um Aparelho Celular. Ele na verdade é um computador portátil que faz ligações como um Aparelho Celular.
Quem trabalha ou usa muito o PC irá se sentir em casa ao usar o Symbian. Justamente por se tratar de um Sistema operacional.
Como dizem, Symbian não é pra qualquer um. É necessária uma certa experiência com informática para lidar com ele.


Quais são as vantagens do Symbian?
Sinceramente, as vantagens são infinitas. Como disse, o aparelho que usa Symbian é um computador.
A melhor coisa do Symbian é que se você não tem um recurso pode ter ele com um programa. Se seu aparelho não toca MP3, você terá com o uso de programas.
O Symbian é ótimo por causa disso. É por isso que existe o vício de troca de aparelhos celulares, você nunca está satisfeito com o que você tem. Como não existe a possibilidade de integrar algum recurso, você vai até a loja e compra outro aparelho que tem o recurso desejado... E você enjoa dele, e compra outro melhor, e assim vai.
Alguns exemplos do que somente o Symbian é capaz :
Rodar MP3, OGG, WMA e AAC nos aparelhos que não suporta nenhum dos quatro formatos;
Fazer com que o aparelho seja um controle remoto universal para televisores, aparelhos de som, vídeo cassetes, aparelhos de DVD, amplificadores, rádios e outros dispositivos com uma gama de 70 Fabricantes;
Possibilidade de assistir filmes em .AVI (XviD ou DivX), em tela cheia podendo ou não adicionar legenda.
Instalar games com gráficos impressionantes, tanto em 2D quanto em 3D, nos formatos Java, Sis (jogos desenvolvidos para o Symbian) e N-Gage**, e também muitos Emuladores, de Snes, Nintendo 8-Bits, Master System, Mega Drive, Game Boy Color, e muito mais.
Fazer do aparelho um repelente totalmente eficaz contra pernilongos. O programa emite sinais de baixa frequência que afastam os pernilongos..
Estes são somente alguns exemplos, as capacidades do sistema são infinitas..
Todos estes recursos que são incorporados dependem de programas que são facilmente encontrados na internet.

image


Em quantas partes se divide o Symbian?
Na verdade, o Symbian não se divide em partes, sim em plataformas.
São elas:
- Series 60


A mais popular de todas as series. A maioria dos aparelhos Symbian incorpora esta plataforma.
- Series 80


É a plataforma Symbian mais remota, porém, os aparelhos que a contém são extremamente poderosos em Hardware.
- UiQ


Plataforma, mais parecida com palm’s, usada por todos os Sony Ericsson e Motorola com Symbian. Proporciona quase todas as capacidades que tem os Series 60 e Series 80.
O que compõe um aparelho com Symbian?


Os aparelhos com Symbian têm quase a mesma quantidade de peças que tem um computador comum.
São elas :
Memória Flash (HD), Memória RAM, Processador, Slot para cartão de memória, e outros recursos que variam de aparelho para aparelho que são Bluetooth, Infra-Vermelho, Wi-Fi, Display de alta resolução (262K), etc..
Se os aparelhos que contém o Symbian são computadores, posso colocar programas do Windows nele?


Não. Windows não é um computador, muito menos um tipo de computador. É um Sistema operacional desenvolvido para computadores comuns.
O Symbian não suporta nenhuma aplicação Win32 (padrão de aplicações para Windows) nem de outros sistemas operacionais. Tais como Linux, Macintosh, DOS, OS/2, etc..
Dizem que os aparelhos com Symbian são vulneráveis a vírus. Isso é verdade?


Sim, é verdade. Os aparelhos com Symbian também são infectados por vírus. Mas somente por vírus projetados para o sistema operacional Symbian, vírus para sistemas operacionais de PCs são simplesmente arquivos desconhecidos para o Symbian.
Recomenda-se passar um anti-vírus no arquivo a ser instalado antes mesmo dele ser enviado ao aparelho. Alguns vírus podem danificar seriamente o aparelho, mas não são todos. O Anti-vírus pode ser o do próprio PC (recomendo o NOD32) ou até mesmo o do aparelho.
Alguns tipos de vírus :

- Cabir


O Cabir tem vários nomes. São eles :
SymbOS/Cabir, EPOC/Cabir.A, Worm.Symbian.Cabir e Caribe.
O Vírus não é tão perigoso, mas tem uma ação característica. Manda a mesma variável para os outros aparelhos via Bluetooth. Ele vem como se fosse um simples aplicativo (com um nome estranho “2aybtjiaeas25.sis”. Geralmente vem assim, o nome é gerado na hora), quando você autoriza a instalação o aparelho é infectado.
- Commwarrior


É semelhante ao Cabir, mas este se propaga apenas por MMS. Ele manda MMS para todos os contatos de sua agenda, o ruim é o prejuízo com a operadora (A Claro cobra 60 centavos por mensagem).
O contato recebe uma mensagem intitulada de “Free Ringtone”, “Nokia Application”, entre outras propagandas.
Existe um outro vírus que apaga o setor de inicialização do aparelho e é o mais perigoso. Sem o setor de inicialização, o aparelho torna-se inutilizável.

Mais Aqui No Blogue tem Vários Anti-vírus Mobile disponíveis.

Tendo em consideração que o symbian e o percursor de vários sistemas operacionais que existem Hoje no mercado. Sendo este um dos melhores sistemas pois E dele que derivam vários e tem sistema aberto.

Não e Perfeito Pois nenhum sistema e perfeito Mais e um dos melhor Que Existe.

Hórus Agradeço

3 comentários:

Acessorios Galaxy S3 disse...

Encontrei no Google uma loja virtual (Octilus.com.br) com os melhores preços de acessorios galaxy S3. Adorei esse site!!!

emprego online disse...

Muchas gracias por la explicación. No es difícil de usar pero para los que intentamos por primera vez nos resulta muy útil esto

Auto Whatsapp Marketing disse...

Confesso que não conhecia esse sistema, pra mim é uma grande novidade, porém seus esclarecimentos são muito precisos e me deixou curioso para conhecer. Obrigado pelas explicações.

Enviar um comentário